Geração de energia elétrica fotovoltaica

Vale investir num sistema fotovoltaico?

Quando avaliamos um investimento pensamos em quanto tempo ele se pagará, e essa conta, para as condições do Brasil, está hoje em menos de 100 meses, e possui garantia de render até 85% por no mínimo 25 anos (isso são mais de 300 meses). O que quer dizer que o investimento garante  mais de 200 meses com redução na despesa com energia elétrica.

Ainda há de se considerar que se estará gerando energia elétrica, e se a tarifa aumentar a economia será ainda maior.

Para prosseguir avalie o seguinte:

"Você gostaria de fazer uma aplicação que irá render mais de 1% ao mês?
Se a resposta for sim continue a ler e peça uma avaliação sem compromisso!"

Vamos avaliar!

O "rendimento financeiro" de um sistema fotovoltaico depende do investimento nos equipamentos e instalação, mas sobretudo, depende da localização e das tarifas de energia praticadas aonde se pretende fazer a instalação.

Ao avaliarmos a capacidade de geração de energia fotovoltaica no território nacional, em local livre de sombras (sempre é bom ressaltar esse fato) chegamos a relação de até 1:70 (gera-se $1 para cada $70 investido). Dependendo do local essa proporção muda, e por isso é importante fazermos uma avaliação preliminar.

Temos duas formas de desenvolver este estudo quanto ao retorno de investimento:

  1. Uma fatura de energia elétrica (cópia da original, aonde consta a localização, o consumo dos últimos 12 meses e a tarifa praticada). Para esta opção é possível encaminhar as informações pelo site link "Pré-avaliação de energia solar"
  2. Projeto arquitetônico com localização geográfica e indicação do norte e o projeto elétrico, com quadro de demandas previstas. Para esta opção pedimos que entre em contato conosco.

De posse de um destes conjuntos de informações elaboramos um estudo inicial determinando o investimento necessário para se ter a maior redução na despesa com energia elétrica.

Dizemos "maior redução", pois consideramos um sistema que será atendido à noite pela companhia de energia elétrica (sistema ON-GRID) e por esse fato ela cobrará pelo menos a tarifa de disponibilidade (que em abril/2016 não excede R$100).

Antes de evoluirmos aqui com as incontáveis alternativas (geração parcial, geração em parceria ou condomínios, investimento direto ou financiado, etc...) entre em contato conosco ou nos encaminhe uma fatura de energia recente que elaboraremos uma análise preliminar sem custo!

Estudo preliminar

O objetivo do estudo preliminar que elaboramos é permitir avaliar o impacto econômico que o sistema terá nas despesas com energia elétrica e dimensionar o investimento mais adequado. Considere que um sistema fotovoltaico é modular, podendo crescer facilmente, e desta forma permite que se inicie com uma geração menor e futuramente se amplie.

Comments are closed